Alta Energia -Benefícios da Vagem

Benefícios da Vagem

A vagem faz parte do cardápio dos brasileiros há alguns anos, pode ser servida fria em saldas ou também faz parte de receitas de pratos quentes. Com a grande variedade de receitas a vagem facilmente consegue entrar na mesa e dieta dos brasileiros.

 

 

Vagem x Visão
A vagem é rica em betacaroteno e vitamina A. O betacaroteno é conhecido como provitamina, que se transformará na própria vitamina A. Já a vitamina A tem funções importantes em relação à visão. Fabricação de lágrimas e lubrificação do olho, assim como recomposição das células e tecidos dos olhos. Melhora diretamente a visão, principalmente a visão noturna. A vagem ainda pode ser uma grande aliada na prevenção das doenças causadas pelo dano macular, como: catarata, glaucoma.

Vagem x Músculos
Grande fonte de ferro, que auxilia o transporte de oxigênio para as células musculares, combate e previne a anemia. A vagem pode ser uma saída saudável para quem quer ganhar massa muscular. Além de grande fonte de óxido nítrico, onde sua principal função é dilatar os vasos sanguíneos e permitir a chegada de oxigênio e demais nutrientes para a musculatura exercitada, acelerando assim o processo de reconstrução muscular e hipertrofia. Que tal uma saladinha de batata e vagem após seu treino de musculação?

Vagem x Coração
Rico em fibras que ajuda na redução do nível de colesterol, assim como magnésio, cálcio e potássio. Contém antioxidantes beta-caroteno, que ajudam a diminuir os danos celulares nos músculos cardiovasculares. As cargas de potássio, vitamina C e os antioxidantes da vagem melhoram a capacidade de bombeamento de sangue nas artérias, reduzindo o dano ao coração em relação à falta de oxigênio e fornece níveis mais elevados de substâncias proveitosas para um coração saudável quando há falta de oxigenação.  Todos esses elementos impulsionam um mecanismo de defesa natural que protege o entupimento das artérias, os quais causam o ataque cardíaco. A vagem ainda é possuidor de uma pequena quantidade de Omega 3, muito importante para a saúde cardiovascular em geral.

Vagem x Ossos
A vagem proporciona uma dose enorme de vitamina K, o qual é necessário para a síntese da osteocalcina, uma proteína que fortalece a composição óssea. A vitamina K também impede o acréscimo de cálcio em nossos tecidos que podem levar a uma aterosclerose, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares. A vagem ainda possui a vitamina A que mantém os ossos e os dentes saudáveis.

Vagem x Humor
O magnésio contido na vagem é muito importante para a formação e o bom funcionamento dos neurotransmissores, e ainda é responsável pelo nosso bom humor. A vagem ainda estabiliza as mudanças de humor e ajudam as mulheres os sintomas da TPM.

Couve x Sistema Digestivo
O fígado mesmo, além de receber uma carga bem mais leve para assimilar durante a digestão, recebe o auxilio desintoxicaste desse vegetal. Depois, reconhecidamente temos as vantagens de o alimento ser rico em fibras e complexo B, facilitando assim o trabalho do trato intestinal e ainda por cima melhorando a manutenção de sua mucosa. Outro benefício da couve no sistema digestivo é o auxílio na cura de úlcera ou gastrite. A vitamina B é particularmente eficaz para curar úlceras, ácido fólico (vitamina B9) e tiamina (vitamina B1). O alimento, com suas propriedades curativas, ajuda na cicatrização das feridas internas e facilita a digestão. Auxilia também na eliminação de toxinas tirando a sensação de inchaço de seus consumidores, isso tudo por causa da quantidade elevada de fibras boas contidas na vagem.
 

FONTE: Site  -  maissaudebemestar.com